segunda-feira, agosto 21, 2006

HISTORIA REGIONAL
FUNDAÇÃO DE ITAPORANGA

O senhor João da Silva Machado, o Barão de Antonina, solicitou ao Imperador Dom Pedro II que enviasse missionários para catequizar os índios da região sudoeste do Estado de São Paulo, daí nascendo o plano de aldeamento de São João Batista do Rio Verde, hoje Itaporanga.

Frei Pacífico de Montefalco, italiano, chega ao Brasil em 13 de agosto de 1844, com 30 anos.

Em 19 de setembro de 1844, embarca no Rio de Janeiro com destino a São Paulo, em companhia de dois missionários capuchinhos: Frei Galdêncio de Gênova e Frei Ponciano de Montaldo.

Os três missionários dirigem-se para Faxina (Itapeva), onde permanecem por um ano na aprendizagem da língua, no exercício do ministério e, mais ainda, a tomar conhecimento do modo mais pratico e eficaz de realizar o desejo que ali os trouxeram.

De Faxina (Itapeva) vão para São João Batista do Rio Vede (Itaporanga). Desceram pelo Rio Verde, em canoas; em 18 pessoas, inclusive oito índios.

Em 1845 (ano da fundação) foi demarcado o terreno para a aldeia, no total de 800 alqueires, dando mais tarde 200 alqueires para a futura cidade, cujas ruas foram demarcadas por Frei Pacífico.

Consta que certa noite a residência do Frei foi incendiada pelos índios. Avisado de véspera pelo sacristão, também índio, o missionário fugiu para o mato. Na manhã seguinte, quando os índios voltaram para conferir o estrago, eis que encontram o Frei deitado tranqüilamente na rede presa a dois paus denegridos pelo incêndio. Esse mistério fez nascer a admiração e respeito que depois os índios lhe devotaram.
FONTE: Revista Itaporanga, 2006, editada por Edílson Gomes